terça-feira, 14 de março de 2017

Bolo de Caramelo ou 25th Anniversary

No dia 12 de Março festejei o meu 25 º aniversário. Este ano festejei o dia totalmente com a família, algo que desde que me lembro já não acontecia à muitos anos. Eu estou, é a ficar cada vez mais velha o.o Nunca me imaginei com 25 anos e de repente já os tenho. Vai acontecer o mesmo com os 30,40,50 quee creppy! Mas estou disposta a dar uma oportunidade e ver onde os 25 anos me levam. ( a bons sítios, espero).
Foi óptimo, pude recarregar as baterias para as próximas semanas que aí vêem!



Fui eu que fiz pela primeira vez, o meu bolo de aniversário. Como os meus 25 anos parecem 12 e continuo a ter uma criança interior muito fofa, fiz um bolo com um "tsum tsum", a Marie.

O "Bolo Marie" era de baunilha, com recheio de creme de pasteleiro aromatizado com caramelo e com cobertura de buttercream de caramelo. Demorei cerca de 8 horas a fazer este bolo. Shame on me lol para um bolo tão simples é uma eternidade. O bolo, o xarope de açúcar, o recheio e o creme fiz dois dias antes, embalei tudo e coloquei no frigorífico. A decoração do bolo diz um dia antes.





Bolo de Baunilha (adaptei daqui)

Ingredientes

200g Manteiga
600g Açucar
5 ovos
390g farinha
2 colheres de café de fermento
pitada sal
120ml leite gordo
120 ml leitelho ( leite com 3 colheres de sumo limão)

Bater as claras em castelo com 200g de açúcar e reservar. Combinar a farinha com o fermento e sal, reservar. Bater as gemas com o açúcar. Incorporar nas gemas, a mistura da farinha alternando com os líquidos. Envolver na massa as claras em castelo.

Colocar numa forma forrada em papel vegetal e levar ao forno a 170º durante 40 minutos ou até um palito sair limpo.

Caramelo

3 colheres de água
200g de açúcar
200ml natas

Deixar ferver até ficar cor ambar. Misturar 200ml natas continuando sempre a mexer até estar totalmente uniforme. Reservar.


Creme de pasteleiro de caramelo

receita de caramelo arrefecido
240ml leite
2 colheres de café de baunilha
3 gemas
2 colheres de sopa de amido de milho


Colocar o leite com a baunilha no lume até ferver. Enquanto isso, juntar numa taça as gemas, o amido de milho e em último o açúcar ( mesmo antes de colocar o leite). Quando ferver colocar um pouco do leite fervente na mistura dos ovos e misturar para não haver um choque de temperaturas. De seguida, a mistura vai de novo para dentro da panela, no mínimo, até engrossar. Tire do lume e passe a mistura por um coador empurrando com a ajuda de uma espátula. Coloque película aderente directamente por cima da mistura e leve ao frigorífico. Adicione caramelo ao creme de pasteleiro a gosto.



Buttercream de caramelo

50gr de claras
100gr de açucar
200gr de manteiga á temperatura ambiente
1 colher de café de baunilha
Caramelo

Começa-se por colocar as claras e o açucar numa taça para que possa ir a banho maria. Vai se mexendo até que o açucar esteja derretido e comece a criar uma espuma. Coloca-se na batedeira a bater até o merengue arrefecer. Quando estiver frio juntar a manteiga aos pedacinhos pouco a pouco e bater muito bem. Por fim juntar o extrato de baunilha e o caramelo a gosto.


A decoração foi baseada numa imagem do google que eu imprimi no tamanho desejado, e fui recortando para perceber onde colocava os elementos no bolo com as proporções corretas. 
















Obrigada por visitarem <3

Sem comentários:

Enviar um comentário